domingo, 1 de maio de 2011

Tradições mantidas

Muitas tradições foram trazidas pelos imigrantes italianos para o Brasil, e muitas delas, além de contribuir para a nossa cultura e formação do nosso povo, continuam vivas até hoje e contribuíram não só para nossa língua, como para nossas comidas, arquitetura, modo de vida e entre outros.
Como exemplo disso, o ato de se despedir com a palavra "tchau" não vem da língua portuguesa, e sim da italiana.
Nhoque da fortuna


O costume de fazer café expresso em casa e a tradição do nhoque da fortuna, também são tradições italianas.
Eventos típicos italianos são realizados em cidades de ano em ano ou de tempos em tempos, como é o caso da Festa La Sagra e da Magnalonga, uma tradição italiana resgatada em 2005 que resultou em uma caminhada gastronômica onde durante todo o percurso há muito vinho, músicas ao vivo, apresentações culturais e, é claro, muita comida típica nos vários pontos de parada, além de bastante descontração e alegria dos participantes. 
22ª Festa La Sagra

Magnalonga
 
Outra tradição mantida é a festa da Santa “Achiropita”, onde no mês de agosto, a colônia italiana em São Paula comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.O ponto alto da festa é a comida e a música típicas. A festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes.
Festa da Santa Achiropita

Fontes:


9 comentários: